A gênese da Escola Espírita Professor Ney Lobo ocorreu no ano 2000.

 

A edificação da Escola Espírita Professor Ney Lobo ocorreu ainda em 2004, através de convênio de cooperação financeira, acordado entre as OSCESL e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Humano (CDH).

 

No entanto, as instalações da EEPNL só foram concluídas em 2005. Nesse ano, o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM) autorizou o pleno funcionamento da Escola Espírita Professor Ney Lobo. Assim sendo, a EEPNL iniciou o ano letivo ainda em 2005, com aulas gratuitas para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

 

A  MISSÃO da Escola Espírita Professor Ney Lobo é investir na formação permanente e contínua dos Educandos, mediante ensinamentos intelectuais e morais, assim como o desenvolvimento de potencialidades que favoreçam o exercício pleno da Cidadania. Deste modo, os Estudantes se tornarão sujeitos sociais íntegros, úteis à Sociedade e ativos no processo de transformação social; Críticos, Dinâmicos; repletos de saber e transmissores de conhecimentos.

 

A Escola Espírita Professor Ney Lobo entende que a constituição de princípios éticos e morais são fundamentais no ensino e aprendizagem, principalmente, de Crianças e Adolescentes.

 

Por meio de atividades socioeducativas extracurriculares, é possível despertar nos Educandos o espírito Solidário, Cooperativo e Autônomo. Este último, no que se refere a tomar decisões, assumindo as consequências pelos atos praticados.  Logo, fomentamos a construção de uma postura social responsável por parte dos Discentes.

 

Isto posto, a Escola Espírita Professor Ney Lobo percebe como intrínseco ao processo de Educar a Humanização do Estudante. Deste modo, a EEPNL defende como valores éticos e morais relevantes para a formação tanto estudantil quanto cidadã:

 

  •  A ÉTICA: A observância e exercício de elevados preceitos éticos que objetivem o bem comum, como a Verdade, a Honestidade, a Integridade.
  •  A RESPONSABILIDADE SOCIAL: Por intermédio da Educação, é exequível a Responsabilidade Social Cidadã, ou seja, capaz de cooperar quanto à constituição de uma Sociedade justa, igualitária, que busca desenvolver-se de modo sustentável, isto é, com crescimento socioeconômico. Mas, conservando o Meio-Ambiente.
  •  O RESPEITO: Oposição aos atos preconceituosos, discriminatórios, constrangedores e intolerantes. A relação entre Educadores, Educandos, Familiares e Comunitários fundamentar-se-á na imparcialidade, cortesia, cordialidade, além de considerar as diferenças individuais.
  •  A SOLIDARIEDADE: Exercício da Empatia/Compaixão, ou seja,  de atitudes que objetivam o bem comum, o bem estar da coletividade, contrariando desse modo, as ideias contemporâneas que preconizam o Egoísmo, o Individualismo, a Indiferença, a Competividade, o Consumismo exarcebado, o Materialismo desmedido.

 A HUMILDADE: A prática da modéstia para consigo e com os outros. Disposição para o contínuo aprendizado. Reconhecimento de que o conhecimento é inesgotável. Nenhum ser humano sabe tudo ! Está em constante processo de aprendizagem, ou seja, aprendendo algo que antes não sabia.